Pensando Fora da Caixa - O Como Fazer

Quando os inovadores falam sobre pensar fora da caixa, eles querem dizer encontrar maneiras criativas de resolver problemas - novas maneiras de ver as coisas. Como eles fazem isso? Como você pode fazer isso também? Primeiro temos que perguntar o que é a "caixa". Então, podemos ver como sair disso.

A "caixa" é a maneira normal de fazer e ver as coisas. São as suposições que quase todos os envolvidos estão fazendo. A melhor maneira de começar a pensar fora da caixa, então, é identificar e desafiar todas as suposições que compõem o pensamento dentro da caixa.

Uma das principais marcas de bebidas alcoólicas estava vacilando anos atrás e eles não conseguiam aumentar suas vendas. Promoções, redução do preço, obtenção de melhor colocação nas prateleiras - essas eram as soluções "na caixa". Então, alguém desafiou as suposições, perguntando "E se parássemos as promoções e apenas aumentássemos o preço?"

O preço foi aumentado como uma experiência e as vendas logo dobraram. Acontece que alguns tipos de bebidas alcoólicas são frequentemente comprados como presentes. Os compradores não querem comprar o mais caro, mas também não querem que pareça barato, por isso não comprarão produtos que não custem o suficiente. Agora imagine o que acontece com suas margens de lucro quando você aumenta o preço e dobra as vendas. Esse é o poder de pensar fora da caixa.

 Maneiras de sair da caixa 

Suposições desafiadoras são uma técnica poderosa de resolução de problemas criativos. A parte difícil é identificar as premissas. Se você estiver projetando uma nova motocicleta, anote suposições como "velocidade é importante", "tem que funcionar com gasolina" e "precisa de duas rodas", não porque você espera provar que estão erradas, mas porque desafiá-las pode levar a processos criativos possibilidades. Talvez tenha chegado a hora de uma motocicleta elétrica de três rodas.

Outra maneira de chegar a soluções criativas é "assumir o absurdo". Isso pode ser divertido ou irritante, dependendo de quão aberto você possa ser. Tudo o que você faz é começar a fazer suposições absurdas e, em seguida, encontrar maneiras de entendê-las. A maneira mais fácil de fazer isso é perguntando "e se".

E se uma empresa de limpeza de carpetes estivesse em melhor situação com a metade dos clientes? Parece absurdo, mas trabalhe com isso. Hmm ... menos estressante, talvez. Mais lucrativo se cada cliente valesse três vezes mais. Isso é possível? Os empregos comerciais que envolvem grandes espaços fáceis de limpar (teatros, escritórios, salões de convenções) ganham mais dinheiro por dia do que casas, com menos dores de cabeça. Concentrar-se em obter essas contas pode ser a maneira mais lucrativa de ir - não tão absurda.

Outra maneira de ter ideias mais inovadoras é literalmente pensar fora da caixa. Saia de casa ou do escritório. Observe como os outros estão fazendo as coisas. Em ônibus no Equador, os vendedores colocam um produto nas mãos de todos e deixam que o segurem enquanto fazem uma apresentação de vendas. Então você tem que devolver "seu" produto ou pagar por ele. É muito eficaz. Como você poderia usar o princípio em seu negócio?

Voltar